terça-feira, 15 de dezembro de 2015

As Crônicas Marcianas

As Crônicas Marcianas é um clássico da ficção científica que marcou e ainda marca gerações.Passado em diversos anos, os contos são auto contidos,mas também fazem parte de algo maior:a conquista de Marte!

Nos primeiros contos vemos como é a vida dos marcianos e a tentativa do homem em chegar a Marte e conquistá-lo.Conforme se acompanha os outros contos, vemos que o homem consegue conquistar Marte,mas acontecem muitas coisas estranhas nesse caminho.E a Terra não é esquecida,porque o que acontece por lá é de extrema importância para o desenrolar da  história.

Destaco aqui os contos Ylla,os Homens da Terra,a Terceira Expedição,Encontro Noturno,um Caminho no Meio do Ar,o Marciano,as Cidades Silenciosas,os Longos Anos e o Piquenique de um Milhão de Anos.Ao todos são 26 contos que compõe esse maravilhoso livro.

Ray Bradbury é um bom escritor e de fácil entendimento, esqueça aquelas situações científicas com explicações complicadíssimas porque você não as encontrará aqui.O foco do escritor é as situações e como as diversas personagens se comportarão nelas.

O livro foi lançado em 1951 e a versão que li foi de 1980 lançada pela Francisco Alves.

O selo da editora Globo chamado Globo Livro Graphics lançou por aqui em 2012 uma adaptação em quadrinhos. Li e achei muito mal adaptado,chega até ser confuso às vezes,e isso porque eu estava lendo o livro ao mesmo tempo que lia a hq,imagina pra quem desconhece a existência do livro,ficará completamente perdido.Pena porque os contos renderiam boas histórias se bem adaptados.

Teve uma adaptação para a TV norte americana produzida pela NBC.

Com situações que passam pelo drama familiar até a comédia pura, Ray Bradbury nos entrega uma história singular que além de nos fazer sorrir às vezes,também nos faz pensar.Será que o nosso futuro será tão ruim assim?

4 comentários:

  1. Olá, tudo bem?

    Gostei muito da sua resenha.
    Quero ler!!!

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Li esse livro no colegial. Lembro pouco dele, mas lembro que gostei muito. Acho que vou marcar ele para ler novamente em breve. Parabéns pelo post! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é um daqueles livros que certamente eu irei reler algum dia.

      Excluir