sábado, 12 de dezembro de 2015

Sandman Edição Definitiva

Falar de Sandman não é fácil mas vou tentar.

A criação máxima de Neil Gaiman,trata de uma repaginada de um personagem esquecido da era de ouro dos quadrinhos.Ele recriou o personagem e inseriu elementos novos para o mesmo,criou outros tantos personagens e pronto,estava feito algo incrível.

Sandman,Morfeus,Sonho ou Oneiros,(na verdade ele tem vários nomes dependendo da época ou das pessoas que o chamam),ele é um dos sete Perpétuos,seres imortais.Morfeus é o senhor do sonhar,ele é responsável por fazer as pessoas sonharem.

No primeiro arco de histórias vemos a tentativa frustrada do sr.Burgees em capturar a Morte, em vez dela ele prende Morfeus, e aí começam os problemas.Com Morfeus preso os problemas envolvendo o sonhar começaram,as pessoas estavam tendo dificuldades em simplesmente dormir.Depois de muito tempo Morfeus conseguiu sair de seu cárcere e mal sabia ele que os problemas estavam apenas começando.

Cada arco de histórias,ou aquelas histórias fechadas,tem algo especial, algo místico,Gaiman sabe trabalhar o fantástico muito bem,sem cair no cliché,sem cansar o leitor,muito pelo contrário, ao começar a ler você vai querer ler mais e mais até concluir toda a saga de Morfeus.

A arte de Sandman esteve nas mãos de diversos artistas talentosos como Sam Kieth, Mike Dringenberg,Chris Bachalo,Michael Zulli, Malcolm Jones III entre outros,destaque absoluto para as capas surreais de Dave McKean.

Recheado de mitologia de diversas culturas,personagens ilustres de diversas épocas,referências musicais e arte onírica Sandman com certeza deve ser lido e relido não importando a época que você esteja.
Ao todo foram 75 edições,aqui no Brasil diversas editoras publicaram,com destaque para a editora Globo que publicou toda série mensalmente, a Conrad que teve 10 disputados volumes de capa dura e a Panini Comics que publicou em 4 edições de luxo, também em capa dura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário