domingo, 9 de novembro de 2014

Extraordinário

Extraordinário é um daqueles livros que me chamam atenção pela capa.Eu não sabia nada sobre a história ou a autora,só via a capa de um desenho de um garoto de um olho só e por si só,isso já me chamava a atenção.Então resolvi comprar o livro e ler.

A trama gira em torno de um garotinho de dez anos chamado August Pullman,conhecido como Auggie pelos íntimos.Ele nasceu com uma síndrome genética que deformou sua face,portanto desde criança ele passou por diversas cirurgias.

Auggie nunca foi pra escola,foi educado em casa pelos pais,em especial sua mãe.Sempre que se falava em ir a escola Auggie ficava com medo,por que sempre imaginava o que as outras crianças pensariam dele,encorajado pela irmã e pelos pais,o garoto acaba aceitando.

Os problemas de Auggie começam quando ele entra para a escola,como ele mesmo diz que já não é fácil para um aluno entrar para uma escola nova e ainda mais para alguém como ele,tão especial.Mas a trama que nos é apresentada é muito interessante,ver a evolução dos personagens,como Auggie é visto por cada um deles,o bullyng sofrido por Auggie e como as pessoas por serem humanas agem de um modo,não que sejam necessariamente más,acontece que a situação as leva para aquele lugar e daí acontece outra coisa que os leva a enxergar a vida de outro modo,é interessantíssimo o desfecho do livro.

Auggie no começo é muito mimado e indefeso,mas conforme a história vai passando ele passa por uma transformação incrível,gosto de ler histórias em que os personagens evoluem.É a transição da infância para juventude.Quando as pessoas conhecem verdadeiramente Auggie são cativadas por sua bondade e gentileza,realmente ele é um garoto extraordinário.

Os personagens ao redor de Auggie são muito bem construídos e explorados,como tem capítulos para cada um deles é interessante ver como eles vêem a vida de Auggie de formas diferentes,dou um destaque especial para o capítulo da Olivia,a irmã de Auggie,mais conhecida como Via.Os pais de Auggie são o amor em pessoa,muito compreensivos e carinhosos,demonstram o amor verdadeiro.

É legal ver as referências a várias músicas famosas,desenhos e até Star Wars,já que Auggie é fã da saga.

O sr. Browne é o professor de inglês de Auggie,um personagem marcante por causa de seus preceitos,cada mês tem um,o primeiro deles:"entre escolher estar certo e ser gentil,escolha ser gentil!",ao final do ano letivo ele pede aos alunos que lhe enviem preceitos próprios ou pegos de algum lugar,fenomenal isso.

O livro foi lançado em 2013 pela Intrínseca e foi bem aceito,também quem pudera,com uma escrita leve e por vezes divertida,com seus momentos dramáticos R.J.Palacio soube apresentar uma excelente história sobre superação,amizade verdadeira e amor.

Extraordinário vai virar filme,teve seus direitos adquiridos pela Lionsgate.

Recomendadíssimo!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário