terça-feira, 10 de março de 2015

Cavaleiros do Zodíaco - Saint Seiya

Me lembro a primeira vez que tive contato com Cavaleiros do Zodíaco,foi naquele primeiro de setembro de 1994,quando eu tinha meus sete anos de idade e me sentei de frente a tv para assistir ao desenho na extinta e saudosa rede Manchete.

É claro que na época eu não sabia que Cavaleiros do Zodíaco era na verdade um desenho japonês chamado originalmente de Saint Seiya.E que desenho japonês era mais conhecido como animê.E que era baseado em quadrinhos conhecidos como mangás.Mas comprando a revista Herói na época,eu fiquei antenado nisso tudo e passei a conhecer cada vez mais a obra.

No final dos anos 2000,quando já não existia mais Manchete e os cavaleiros que protegiam a deusa Athena eram coisa do passado,um certo "nicho" começava timidamente aqui no Brasil,o mercado de mangás.


Qual não foi a minha surpresa quando ao passar pela minha banca favorita de minha cidade,eu me deparo com os mangás de Dragon Ball e Cavaleiros do Zodíaco.O formato seguia os de gibi mesmo e o preço era de R$3,50.Nascia assim um mercado milionário.

A Conrad Editora foi uma das pioneiras no seguimento e conquistou bastante fãs com isso,ao todo Cavaleiros teve 48 edições,já que duas edições nacionais equivaliam a uma original japonesa.Por volta de 2012 a editora JBC republicou o mangá,só que dessa vez no formato original japonês,totalizando as 28 edições.Curiosidade:a Conrad já havia publicado o mangá duas vezes aqui no Brasil,ou seja:a procura era alta!

A história conta a luta dos cavaleiros sagrados de Athena que protegem a paz e a justiça e que são capazes de rasgar os céus com as mãos ou de despedaçar o chão com os pés,e que sempre que algum mal ameace a Terra os jovens cavaleiros virão para assim protege-la.

O mangá clássico é dividido em três sagas:Santuário,Poseidon e Hades,tem uma saga curta somente com a participação do Hyoga,cavaleiro de Cisne,chamada de Guerreiros do Gelo,que inspirou a saga de Asgard.Cavaleiros tem uma animação de 114 episódios,foram animadas as sagas Santuário,Asgard(saga que não existe no mangá) e Poseidon.Posteriormente a saga de Hades foi animada com mais 31 episódios,totalizando 145.

Masami Kurumada é o autor por traz do sucesso de Cavaleiros do Zodíaco,com uma história envolvente(apesar de repetitiva),o autor tem um traço que não agrada muita gente,mas Kurumada é mestre em anatomia humana.Saint Seiya com certeza foi seu maior sucesso,tanto que ele trabalha nisso até hoje.

Nem preciso dizer que Cavaleiros do Zodíaco fez muito sucesso no Brasil(e no mundo,a França que o diga!),sendo que o animê voltou a tv em 2003 no canal a cabo Cartoon Network e depois foi parar na tv aberta,na Band para ser mais exato.Sem contar que toda a saga foi lançada completa em DVD pela PlayArte,incluindo os filmes também,num total de cinco.Falando em filmes,em 2014 teve um novo em computação gráfica lançado nos cinemas.

Cavaleiros do Zodíaco virou franquia,por que já faz anos que terminou sua história principal e ainda existem mangás sendo publicados com histórias anteriores ou posteriores contando outras sagas com outros personagens,mas com as mesmas armaduras.E há ainda diversos animes também.ou já finalizados ou em fase de lançamento como o Soul of Gold,que conta a história dos cavaleiros de ouro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário