sexta-feira, 13 de março de 2015

Divergente

A história se passa em um mundo distópico,mais precisamente em Chicago,onde boa parte da cidade está devastada e existem poucas pessoas vivendo nela.A cidade toda é cercada por imensas cercas protegendo a mesma não se sabe do que.

Nessa cidade não tem um governante e sim um sistema de facções,onde cada uma tem os seus líderes ou representantes.Cada facção preza uma virtude em que acreditam,temos a Abnegação,os altruístas;a Audácia,os corajosos;a Amizade,os generosos;a Franqueza,os sinceros e a Erudição que preza a inteligência.Cada facção trabalha em um determinado setor da cidade,fazendo assim o desenvolvimento da mesma.Temos também os sem facção,que são aqueles que fracassaram nos testes de aptidão ou são banidos de suas respectivas facções.

O teste de aptidão é obrigatório para todos aqueles que completam dezesseis anos.Em uma sala com diversos membros de todas as facções,os jovens são submetidos a testes,de acordo com os resultados eles podem ir para a facção de origem ou não.

O divergente do título é aquele que apresenta aptidão para mais de uma facção e isso é considerado perigoso.Por que os divergentes são tidos como raros e muito inteligentes e como a comunidade de facções já está estável há anos,certos líderes temem por mudanças que abalem a comunidade e fazem de tudo para deixar tudo do jeito que está.

Beatrice Prior é a protagonista do livro.Ela nasceu na Abnegação,sempre bondosa para com sua família,Beatrice sempre teve curiosidade em relação as outras facções,mais especificamente em uma em especial.Ela descobre no dia do teste ser uma divergente e faz uma escolha que surpreende até ela mesma.

Com uma boa história,ação na medida certa e uma vilã cheia de suas vilanias,a estreante Veronica Roth consegue construir uma história que agrada,com muitos mistérios e reviravoltas,dá vontade sim de continuar lendo a saga e seguir para o próximo livro Insurgente.

Divergente virou filme em 2014,produzido pela Summit Enterteinment,com Shailene Woodley e Theo James nos papéis principais e com a participação ilustre de Kate Winslet como Jeanine,Divergente fez bem nos cinemas e garantiu a sua sequência.


Os que culparam a agressividade formaram a Amizade

Os que culparam a ignorância se tornaram a Erudição

Os que culparam a duplicidade fundaram a Franqueza

Os que culparam o egoísmo geraram a Abnegação

E os que culparam a covardia se juntaram à Audácia

Nenhum comentário:

Postar um comentário