terça-feira, 10 de março de 2015

Maus - A História de um Sobrevivente

Acho difícil falar qualquer coisa sobre a guerra,que acho uma palavra bastante forte e que quer dizer bastante coisa.Mas sempre tem aqueles que conseguem passar algo sobre,seja em livros,filmes ou musicas.E esse algo ás vezes toca a alma de quem lê,assiste ou escuta.Foi assim que aconteceu comigo e dessa vez vou falar sobre Maus.

A história começa com Vladek(um judeu),na Polônia,um pouco antes da Segunda Guerra Mundial,vivendo,trabalhando e namorando também.Mas logo surgem boatos de que coisas ruins estão acontecendo na Alemanha e que infelizmente logo chegam a Polônia.

Maus é auto-biográfico,Art Spielgeman retrata muito bem o que seus pais passaram durante o Holocausto na Segunda Guerra Mundial.Nas primeiras páginas do quadrinho o vemos entrevistando o próprio pai no presente,bem depois da guerra,gravando e anotando tudo.É engraçado a interação entre os dois,que apesar de estarem falando de um assunto sério,chega a ser muito cômico em algumas situações,já que Vladek Spiegelman virou um velho doente e ranzinza.

A arte de Maus é um show a parte,sendo bela quando precisa e chocante quando necessita,Art Spiegelman soube fazer o leitor acreditar que aquilo foi real e existiu em algum momento e em algum lugar.Não é a toa que ganhou o Pulitzer,um prêmio especial.

Uma curiosidade de Maus é que os judeus aqui são retratados como ratos,os alemães como gatos,os poloneses como porcos e os americanos como cães,tem outros povos também que acabaram virando outros animais,como os franceses que viraram sapos.

A história é tão "nua e crua" que as vezes se faz parar a leitura e pensar se realmente aconteceu isso tudo,por que é tão tenebroso que parece ter sido um pesadelo.

O livro beira as trezentas páginas,o papel e o acabamento é de qualidade,a Cia. das Letras foi feliz nesse lançamento.Leitura obrigatória para qualquer um fã de quadrinhos ou de uma história bem contada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário